top of page
Search

FENG SHUI CORES

As cores do Feng Shui são um tema popular entre as pessoas que querem decorar ou redecorar as suas casas. Todos sabemos que as cores afectam os nossos estados de espírito e sentimentos. Estudos também mostram que certas cores aumentam a criatividade ou o desejo sexual, enquanto outras podem encorajar a depressão ou a ansiedade.


As cores são uma das ferramentas do feng shui, para tornar um espaço mais alinhado com as necessidades da pessoa. As cores do feng shui actuam também como uma ponte entre a impressão energética de uma propriedade, a energia de uma pessoa, e o propósito do espaço. Tudo isto precisa de se ligar para estabelecer um ambiente acolhedor e harmónico.


Numa das minhas consultas feng shui, um casal estava a ter problemas conjugais. A esposa pediu-me para verificar os seus bens se havia algo que pudesse estar a causar discussões entre eles. Depois de analisar uma propriedade e o seu ba zi, descobri que havia muitos elementos que se opunham entre si na maior parte da propriedade. No quarto, a obra de arte escolhida era muito caótica e não pacífica, com muitas cores esmagadoras, e era bastante grande. Quanto maior a peça, mais efeito tem. Também escolheram uma cor drenante para o seu quarto, relacionada com o ba zi. Ou seja, sentir-se-iam cansados, com pouca energia e sem libido. Em segundo lugar, tiveram um choque entre fogo e água na cozinha, o que significa argumentos. O fogo está relacionado com a energia masculina e a água está relacionada com a energia feminina. Quando utilizados em conjunto na cozinha ou no quarto, por exemplo, isto significa que o casal terá argumentos. Além disso, descobri demasiadas combinações de cores em conflito na sua sala de estar, o que causou problemas de comunicação e de relacionamento.


Depois de limpar as combinações de cores de choque no quarto, na cozinha e na sala de estar, o casal experimentou muito mais tranquilidade e felicidade. Começaram a comunicar mais e não estão a lutar tanto. O seu ambiente mudou, e isto afectou-os a ambos.

Por vezes, não precisamos de fazer muito para mudar o nosso ambiente. Com algumas mudanças chave, tudo pode tornar-se diferente!

Dependendo do espaço e de outros factores, são utilizadas cores adequadas no feng shui para criar equilíbrio e harmonia.

Há algumas regras gerais no Feng Shui sobre como escolher a cor certa para uma sala específica. No meu próprio trabalho, as cores são escolhidas em relação à análise feng shui da propriedade e ao estudo da carta astrológica natal ou BA ZI das pessoas que lá vivem e trabalham.

Gosto de ter uma abordagem holística na escolha das cores para um cliente.



Finalmente, as cores são também escolhidas de acordo com a finalidade da sala. Uma sala de estar ou um escritório beneficia de escolhas de cores diferentes das de um quarto. Os quartos de criança são também espaços especiais e mais delicados, onde se presta mais atenção à obtenção do tom de cor certo, a fim de lhes oferecer o que precisam.


Além disso, as necessidades do cliente são também satisfeitas através da escolha de cores. Se um cliente sofre de uma doença ou condição emocional, as cores são escolhidas para o ajudar a ultrapassar isso. Isto também é feito em sinergia com os passos anteriores.


A terapia das cores, também chamada cronoterapia, é agora mais amplamente utilizada no design de interiores holístico, onde as pessoas vêm a perceber que as cores têm um efeito poderoso no seu bem-estar.

No feng shui, sabemos isto há muito tempo: as cores do seu ambiente afectam o seu chi e a sua vida. O seu ambiente não é apenas as paredes internas da casa onde vive. Também se refere ao exterior, ao que o rodeia.


Que formas e cores vê no exterior, em frente, a partir de uma janela de um quarto, do escritório? Há algo particularmente marcante, talvez um telhado vermelho muito afiado ou um edifício vizinho? Talvez um campo verde com árvores? Tudo isto co-cria o seu ambiente e, por conseguinte, influencia o seu bem-estar e prosperidade. As cores utilizadas internamente também podem equilibrar essas energias.


No feng shui, também prestamos atenção à escolha da combinação certa de cores. Não é apenas a cor individual que pode ser usada como cor de parede, mas também todos os outros padrões de cores presentes na sala. Também em relação à arte e objectos decorativos Quando mais coisas entram em equilíbrio, melhor é o resultado.


Por exemplo, se escolher uma cor amarela como cor de parede principal, então não utilize muitos detalhes em azul ou verde naquela sala. Queremos evitar um choque entre os dois elementos. Neste exemplo, o amarelo pertence ao elemento terra, enquanto que o azul está relacionado com o elemento água. A terra controla a água, pelo que estão numa relação de controlo e não de apoio.



Cada cor está também relacionada com uma direcção específica, estação, membro da família, órgão, parte do corpo, e aspecto da vida. Dependendo da posição da sala e da sua orientação, o choque das duas cores também afecta uma parte específica do corpo, relações familiares, e assim por diante.


Quando se adopta uma abordagem holística da selecção de cores, podem ser alcançados grandes resultados.


Vamos analisar as cores do Feng Shui com mais detalhe.

Em primeiro lugar, de onde é que elas vêm?


As cores são baseadas na antiga filosofia chinesa dos 5 elementos, ou "5 Acções em Movimento".

Representam tudo no universo: ciclos sazonais e leis físicas, ciclos diários, direcções, e temporizações do dia. Relacionam-se mesmo com membros da família, partes do corpo e órgãos, aspectos da vida, muitas características, e a natureza de todos os seres vivos. Também se relacionam com cores, formas, materiais, sabores, emoções, aspectos da vida e assim por diante. Estes são os mesmos cinco elementos que são usados na medicina tradicional chinesa, na astrologia chinesa, ou Ba Zi, leitura facial, no I Ching, e nas artes marciais como o Qi Gong e o Kung Fu.


As relações entre os 5 elementos são variadas; incluem apoio, drenagem, controlo, e choque. Cada elemento é representado por várias cores que reflectem a essência desse elemento.


Os 5 elementos e cores com os quais se relacionam:


AGUA - preto aguarela e todas as tonalidades de azul (excepto azul céu).

A essência da água está a ir ao fundo; é introvertida e fria.

Representa movimento, transporte, comunicação, e assim por diante. Está em constante mudança e movimento. A água estagnada significa Chi morto; não há vida nela.

MADEIRA - todas as tonalidades de verde. Plantas e árvores fazem todas parte do elemento madeira. Esta é a energia crescente. Muitas pessoas pensam que a cor castanha também é a madeira, mas não é esse o caso. O castanho é na realidade um elemento de terra, uma vez que tem uma energia completamente diferente. Os verdes são muito edificantes. Eles representam crescimento, empreendedorismo, ideias, acção, vitalidade, e crianças, uma vez que todas estas são energias em crescimento. Para além do vermelho, o verde é a cor mais apelativa para os humanos. É calmante mas também estimulante, dependendo também da tonalidade.


FOGO - vermelho, rosa, roxo, e azul celeste (azul gás)

O fogo representa a expansão da energia e o pico de actividade. É muito vivo, explosivo mesmo, e tem uma energia quente. As cores do fogo são necessárias nas zonas mais frias (o N, NE para o hemisfério Norte) e nos países mais frios com menos luz do dia ou sol. O fogo também representa o sol, pelo que aplicamos este elemento para equilibrar a energia fria yin quando esta é demasiado dominante. O fogo também está relacionado com o romance e a sexualidade, pelo que não há problema em usá-lo no quarto de dormir moderadamente.


TERRA - A cor da Terra é castanha e os seus tons são amarelo, laranja, e cinzento. O elemento terra é muito aterrador e calmante. É o elemento estático que não tem muito movimento, por isso está a abrandar as coisas. Pode ser calmante, mas quando em excesso, torna-se adormecido ou preguiçoso. Com cada elemento ou cor, precisamos de ter cuidado para não o utilizar em excesso, especialmente para alguns edifícios, dependendo da sua análise feng shui baseada na orientação e outras características. Por exemplo, quando uma casa está a receber muitos elementos de terra pela forma como está posicionada e pelo seu entorno, não queremos acrescentar-lhe mais elementos de terra, utilizando amarelo, por exemplo, para aquele edifício. Portanto, tudo se resume ao equilíbrio no Feng Shui.

Os tons de terra são geralmente aceitáveis na maioria dos casos e divisões, especialmente quando são tons suaves da terra. Não recomendo a utilização de demasiada terra na casa de banho, especialmente castanha, porque colide com o elemento natural da casa de banho, que é a água.

Os tons de terra podem ser utilizados em salas de jantar e de estar, assim como em alguns quartos de dormir.


METAL é composto pelas cores ouro, prata e branco. O cinzento não é metal, mas terra. Muitas pessoas misturam isso. O metal tem energia de refrigeração e é também retirado. O metal tem uma natureza sociável, mas mais privada. Quando todo o espaço é branco, incluindo mobiliário em acabamento de alto brilho, a energia pode ser muito rápida e é difícil relaxar e assentar. Esta não é uma prática recomendada nos tempos actuais, quando tudo acontece tão rapidamente e o ritmo de vida é rápido. Necessitamos de cores mais nutritivas e de terra, pelo que o metal é melhor utilizado como um acessório no design de interiores. Todas as clínicas de saúde brancas não estão a acalmar as pessoas, mas estão na realidade a torná-las mais ansiosas. Portanto, o branco é muito yang, activo, por isso precisamos de estar conscientes disso.


O meu guia geral de cores feng shui para salas específicas:

- Em países mais quentes, evite usar cores de fogo no design de interiores, tais como vermelho, rosa, laranja, amarelo, roxo, ou azul celeste.

- Nos países frios, evitar cores relacionadas com o elemento água: azul, preto e mesmo branco, cinzento

- Geralmente, no quarto de dormir, evite o preto, o azul escuro, o cinzento escuro e o castanho escuro.

- Na cozinha, evitar cores como o preto, azul, ou branco.

No quarto das crianças, evite as cores: vermelho, azul escuro, cinzento escuro, e demasiado branco.

- No seu escritório, evite as cores em conflito: as combinações de branco e vermelho, preto e vermelho,


Agora conhece as cores do Feng Shui, de onde elas vêm e como utilizá-las.

Quais são as suas cores favoritas em sua casa? Há alguma cor que tenha medo de usar?



13 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page